terça-feira, 13 de março de 2012


Visitas Técnicas: mais próximo do passado

No dia 02 de Março  nossa turma realizou uma visita técnica ao Museu Geológico da Bahia em Salvador (Figura 1) e ao Museu Antares de Ciência e Tecnologia em Feira de Santana, onde pudemos visualizar o que aprendemos em sala de aula nas disciplinas de Geologia e Paleontologia ministradas por Luciano Artemio e Rita de Cássia, respectivamente.
                                         
                                          
 (Figura 1, Turma 2010.1 de Lic. em Ciências Biológicas-UESB)

No Museu Geológico da Bahia localizado em Salvador podemos encontrar fósseis e vestígios da vida na terra divididos em períodos da escala geológica de tempo, antes da visita a turma pode relembrar alguns conceitos de paleontologia através de um filme e só então fizemos a visita propriamente dita, um exemplo do Pré-Cambriano encontrado lá são os Estromatólitos que datam 1,8-1,6 bilhões de anos e se encontram no período: Proteozóico Médio (Figura 2). Pra quem não se lembra os Estromatólitos são os vestígios mais antigos da vida na terra que se desenvolvem  como um tapete de Cianobactérias que secretam carbonato de Cálcio (http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/estromatolito.htm). 



(Figura 2, Estromatólito) 

Entre tantos fósseis e vestígios com certeza a réplica do Mastodonte (Figura 3) presente no Museu fez brilhar nossos olhos, baseado em fósseis encontrados a cópia visa elucidar a morfologia do primo do elefante, este que foi localizado em Uberaba- MG. Ainda se encontrava no Museu  salas geológicas referentes aos minerais segundo suas propriedades químicas, tipos de rochas, além de vermos o uso no comércio desses materiais. Existe uma sala destinada à astronomia onde o principal " Astro" é a replica do Meteorito de Bedengó (Figura 4), o maior do território brasileiro encontrado próximo ao riacho Bendengó no interior da Bahia no ano de 1784, vale apena conferir.




(Figura 3, Replica de Mastodonte)

(Figura 4, Replica do Meteorito de Bendengó)


Em Feira de Santana encontra-se o  Museu Antares de Ciência e Tecnologia, onde conhecemos um pouco mais sobre os Répteis afim de entendermos melhor sobre os maiores representantes do passado desse grupo: os Dinossauros do período Jurássico (Figura 5),  encontrados no museu através de réplicas que nos trazem a grandeza desses animais. Lá se encontra também o Espaço natureza onde conhecemos os Biomas encontrados em nosso estado, salas destinadas ao conhecimento astronômico além de um simulador de gravidade (Figura 6). Estas experiências nos levaram à um olhar mais real de tudo aquilo que aprendemos na sala de aula e com certeza acrescentará muito mais à nossa bagagem de conhecimento.


(Figura 5, Replica de Dinossauro)


 (Figura 6, Simulador de gravidade)


      Um abraço da equipe: Ellasmosaurus...



Nenhum comentário:

Postar um comentário